Pesquisa

Pesquisa e Inovação

A Política de Pesquisa e Inovação Tecnológica da FATELOS tem como objetivos de fomentar a pratica e a cultura investigativa, apoiar e investir em projetos e pesquisa que dialoguem com o ensino e a extensão ou na resolução de problemas que afetem a população. Isto é:

a) Promoção da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;
b) Promoção da inovação e do conhecimento científico
c) Promoção do desenvolvimento regional
d) Promoção do desenvolvimento sustentável;
e) Promoção da interdisciplinaridade
f) Promoção da integração entre os cursos de graduação da IES

A Política de Pesquisa e Inovação Tecnológica da FATELOS se desenvolve nas matrizes curriculares dos cursos nas unidades curriculares (UCs) Metodologia de Pesquisa e TCC (no curso de Enfermagem) e, também, na UC PROPEI (no curso de Pedagogia). Estas UCs se relacionam com as práticas laboratoriais ou de ensino no sentido de fomentar a cultura da investigação e da pesquisa formal e sistematizada.

Do mesmo modo, a pesquisa tem diálogo com a ação extensionista TERRITÓRIO EXTENSÂO, que acontece sob a orientação de um docente, se torna um importante espaço para docentes e discentes, em contato com a comunidade, sintetizar, refletir, analisar, sistematizar, organizar dados e informações no âmbito da cultura da investigação.

Para além das ações presentes na matriz a IES terá os editais FATELOS monitoria (para os cursos presenciais) e o FATELOS iniciação de pesquisa (para os cursos presenciais e a distância), com bolsa de estudo, para discentes a partir do quarto semestre, sob a orientação de docentes vinculados ao grupo de pesquisa da IES. A contrapartida deste edital é produção acadêmica a ser acordada com o orientador da pesquisa. Os projetos de Iniciação Científica deverão ser propostos por docentes e ofertados ao conjunto de discentes da Faculdade, que poderão fazer sua inscrição para seleção de bolsista.